segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Apropriações Urbanas

- PARKOUR

David Belle alem de atuar em filmes sem graça foi um dos percursores ou talvez o maior do parkour (motivo que o levou a fazer esses filmes sem graça), este que é entendido como esporte por alguns ou arte por outros, e que frequentemente vemos pessoas sendo confundidos com vandalos em sua prática.
O parkour consiste em superar ou se aproveitar de obstaculos que surgem na paisagem urbana, como postes, bancos, muros, ou o que a criatividade permitir, com o intuito de deixar o corpo sempre preparado e rápido no caso de emergencias como em fugas de cachorros bravos, assaltantes, cobradores, ou coisas do tipo ou simplesmente para manter a forma física.
Talves o principal aspecto do parkour esteja na forma em que a cidade e os elementos urbanos passam a ser vistos, por exemplo uma escada não é apenas uma escada, 0 traceur (praticante) a ve com infinitas possibilidades usando apenas o próprio corpo como forma de transposição.

- DERIVA

A cidade, os caminhos que percorremos, estão relacionados muitas vezes a nossa mente seja conciente ou inconcientemente, e muitas vezes não sabemos porque escolhemos determinada calçada ou sentamos em determinado banco, e a teoria da deriva
de autoria do pensador situacionista Guy Debord tenta explicar basicamente isto.
A análise disso pode ser feitao com um mapa e com anotações tentando explicar cada escolha no percurso e como o psicologico interferiu nelas com o intuito de transformar a arquitetura, o urbanismo e a cidade em torno das suas relações de libertação do ser humano.

- FLÂNEUR

O flâneur, caminhante, ou até mensmo "vagabundo" para alguns, como observador tem uma função crucial, pois caminhando e vagando pela cidade ele observa tudo que o cerca seja ruas, construções, pessoas e como isso se relaciona de alguma forma com o restante da sociade.
Essa figura que muitas vezes é retratada de maneira poética, até mesmo em livros, as vezes acompanhada da função de voyer, tem um papel significante também na arqueitura, pois observando os elementos na vida urbana, pode se projetar de maneira mais humanizada seguindo o pensamento de que todas as pessoas podem tambem serem flâneurs de certa maneira e entendendo melhor os elementos a sua volta.

- FLASH MOB

Flash mobs são mobilizações rápidas em que um determinado grupo de pessoas se reunem em um local publico, realizam uma ação inusitada e se dispersão tão rápido quanto se reuniram.
Com algumas mobilizações famosas como a Zombie Walk (marcha dos zumbis) ou a Pilow Fight (guerra de travesseiros) realizadas em locais de grande importancia e geralmente com um grande numeros de pessoas, o flash mob passa a fazer parte de um contexto urbano não somente social como espacial, propondo, as vezes mesmo de maneira abstrata, novas possibilidades de uso de um determinado espaço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário