sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Festival de arte digital - Oi Futuro


Em meio a psicodelia de algumas obras e a interatividade de outras, pude perceber, ontem, na visita ao espaço oi futuro, a proposta do evento, de mostrar a tecnologia não só produzida com o intuito de automatizar nossas vida, mas de mostrar isso como arte, já que nos dias em que a máquina domina o homem, fazer o inverso parece improvável.
Com relação aos trabalhos, a figura humana sempre aparece de alguma forma, seja explicitando que aquilo teve um criador ou por funcionar apenas na presença e pelo comando de alguem.
Uma das obras que chamava atenção era uma espécie de jogo, talvez uma sátira ao consagrado Guitar Hero, porém jogado de maneira de diferente. Entitulado Headbang Hero, o jogador balançava a cabeça freneticamente no rítmo de uma musica pesada, e em meio à diversão, percebia no final o dano que aquilo lhe causou ao cérebro.
Com isso, aliado ao nosso trabalho de Sketch Up, o grande "momento" da visita era de que os alunos pudessem perceber que as ferramentas digitais estão cada vez mais sendo apenas usadas e não exploradas como deveriam ser de fato, deixando cada vez mais seus usuarios submissos a suas funções, e não propondo novos usos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário